Alone (Pfeido)
Foto: Pfeido

 

De tanto ouvir palavras, o Dr. Conrad deixara de compreendê-las. Deu-se conta dessa dificuldade uma noite, quando ao atravessar a casa às escuras, como sempre fazia desde criança, o atingiu o aroma dos alperces maduros na fruteira. 

Quis expressar numa linguagem exata o arrebatamento desse perfume, a vontade de cair nele de borco e de caminhar pelas suas vibrações como por uma porta até outro tempo. 

Em vez disso, ficou quieto, de pé, em silêncio (não era inabitual o Dr. Conrad falar em voz alta sozinho), submergindo na ideia de que nunca somos nós que dizemos o que é dito por nós, antes uma outra pessoa que nos substitui precisamente durante a fala. Tão pouco é possível determinar o sentido das palavras, que (como o álcool vendido por seu pai, um velho alambiqueiro de Bremen) quando muito se media a olho e por intuição.

Depois de limpar muito bem os óculos, o Dr. Conrad fixou o olhar na luz que as cortinas coavam. Estava a meio de uma aula de linguística, os alunos escutavam-no com prazer, tinha proferido afirmações merecedoras da maior atenção. Foi, por isso, uma surpresa geral quando, recolocados os óculos sobre a cana do nariz, disse:

‒ Em última instância, nada no ato do dizer é verdadeiro. Nós mentimos às palavras e elas mentem-nos a nós. Transacionamos, com paciência e arte, uma grande ilusão, a maior fraude da humanidade…

O Dr. Conrad não se mostrou disponível para esclarecer dúvidas. Saiu do campus visivelmente agastado, seguiu pela direita junto ao Weser, entrou numa taberna e pediu, como quem faz uma prece a um santo, um copo de aguardente. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s